Skip to main content

Check-Up da Próstata

publicado em 30 Jul. 2024

O que é a Próstata?

A Próstata é uma glândula que faz parte do aparelho reprodutor do homem, contribuindo para a formação da testosterona e do esperma. É constituída por um corpo do tamanho de uma castanha com o peso aproximado de 20 gramas na fase de jovem adulto, que se situa na parte inferior da bexiga e se dispõe, em anel, contornando o canal uretral, com comunicação com os testículos.

Quem possui um maior risco de ter cancro da próstata?

Todos os homens com mais de 50 anos devem realizar o rastreio. No caso de grupos de risco, como homens de raça negra e/ou homens com familiares de 1º grau (irmãos ou pais) que sofreram de cancro, o rastreio deve ser feito a partir dos 40. Este grupo possui uma probabilidade três vezes maior de vir a ter cancro da próstata.

 

A probabilidade de vir a desenvolver cancro da próstata aumenta exponencialmente com o avanço da idade, sendo que a maioria dos homens que desenvolveram cancro da próstata possuem mais de 65 anos.

Quais os sintomas mais comuns do cancro da próstata?

O desenvolvimento do cancro da próstata é normalmente lento e os sintomas, quando surgem, são geralmente manifestações de doença avançada já localizada noutros órgãos. Assim é importante conhecer o seu próprio corpo e estar atento a modificações mínimas que possam ocorrer.

 

Em Portugal são diagnosticados cerca de 4000 novos casos de cancro de próstata por ano, sendo a mortalidade de 33 casos por 100 mil habitantes. Em média 1 em cada 6 homens será diagnosticado com cancro da próstata.

 

O segredo para não fazer parte destes números está na prevenção e no diagnóstico precoce.

 

Quando é que foi a última vez que fez o rastreio do cancro da próstata?

Como é feito o rastreio do cancro da próstata?

O rastreio pode ser feito através do teste PSA e do toque retal.

 

  1. Toque retal (exame retal digital): é um exame em que o médico, através da inserção do dedo no reto, faz a palpação da próstata de forma a tentar detetar irregularidades, zonas duras ou granulosas (possíveis nódulos).
  2. Análise clínica para o antigénio específico da próstata (PSA): o teste PSA corresponde a uma análise sanguínea. Um valor elevado de PSA é geralmente causado por HBP ou prostatite (inflamação da próstata).

 

Um valor elevado de PSA e alterações detetadas nos exames poderão levar à realização de uma biopsia prostática: com uma agulha, recolhe-se uma amostra da próstata para ser analisada ao microscópio.