Skip to main content

Cirurgia percutânea do pé

publicado em 15 Jan. 2018

A cirurgia percutânea do pé ou cirurgia minimamente invasiva, permite ao cirurgião realizar correções cirúrgicas de deformidades dos dedos e ante pé, mediante pequenas incisões milimétricas, sem necessidades de exposição óssea ou de abrir as articulações, fazendo com que o traumatismo das partes moles seja muito menor.

 

No Trofa Saúde Hospital, usamos esta técnica para reparar estas deformidades em cerca de metade dos doentes operados, por exemplo, para corrigir os joanetes.

 

Esta cirurgia conhece-se vulgarmente como cirurgia “por laser” para o pé, termo completamente inapropriado e falso, e usado por alguns profissionais que tentam simular o uso de uma tecnologia muito avançada e moderna. O laser não é usado nesta cirurgia.

 

O procedimento cirúrgico realiza-se no bloco operatório, com todas as medidas de assepsia e segurança de qualquer outra cirurgia, porque apesar de ser realizada por pequenas incisões não é uma cirurgia menor.

 

Quais são as vantagens da cirurgia percutânea? A menor agressão das partes moles do pé, o não usar por norma implantes ortopédicos como placas ou parafusos, a realização em regime de ambulatório (o doente tem alta no próprio dia em que é operado) e um pós-operatório menos doloroso e mais rápido na sua recuperação. O doente deambula no próprio dia da cirurgia, o que lhe permite recuperar rapidamente as atividades habituais diárias, com algumas restrições, como a necessidade de repouso e a obrigatoriedade do uso de sapatos próprios para o pós-operatório.

 

Normalmente na correção do hallux valgus (joanetes), 15 dias após a cirurgia são retiradas as ligaduras e o doente começa a usar de forma progressiva calçado normal.
Existem algumas perguntas que são realizadas de forma constante nas consultas, e alguns mitos falsos que vamos tentar esclarecer:

 

A cirurgia corretora dos joanetes é uma cirurgia muito dolorosa?
NÃO. A cirurgia convencional “aberta” e a cirurgia percutânea não são dolorosas. Na nossa prática clínica temos constatado que grande maioria dos doentes deixam a medicação para controlo da dor na primeira semana de pós-operatório.

 

Posso ser operado aos dois pés em simultâneo?
SIM. Aliás é assim que fazemos na maior parte dos doentes.

 

Os joanetes operados com esta técnica voltam a aparecer rapidamente?
NÃO. Quer na cirurgia aberta quer na minimamente invasiva, a taxa de sucesso varia entre 85-90%, sem recidiva da deformidade.

 

Todos os pés podem ser operados desta forma?
NÃO. Quando a deformidade é muito importante não realizamos a correção por cirurgia percutânea.

 

O Trofa Saúde Hospital dispõe de uma equipa de profissionais altamente especializada na patologia do pé. Para um melhor acompanhamento e tratamento, marque a sua consulta e tire as suas dúvidas com os nossos especialistas.

 

Quer saber mais sobre esta cirurgia? Clique aqui e veja o vídeo que preparámos para si.

 

Cirurgia percutânea do pé

 

 

Saiba mais sobre a Ortopedia do Trofa Saúde Hospital aqui.