Skip to main content

Crescer Saudavelmente: alimentação complementar

publicado em 08 Jul. 2024

A importância da Alimentação e Nutrição em idade pediátrica

Sabe-se hoje em dia que os cuidados de alimentação em idade pediátrica, têm um grande impacto no normal crescimento e desenvolvimento infantil, assim como na saúde ao longo de todos os ciclos de vida.

 

A alimentação materna que antecede a fecundação, os hábitos alimentares durante a gravidez e no primeiro ano de vida da criança, determinam em parte o estado de saúde do seu filho durante a vida adulta.

 

A infância representa uma janela de oportunidade para a moldagem de preferências e hábitos alimentares saudáveis do seu filho, os quais se esperam que se mantenham no futuro.

O que é a alimentação complementar?

A alimentação complementar resulta de um processo em que o bebé inicia o consumo de outros alimentos para além do leite materno ou fórmulas de leite, até total integração da dieta familiar.

Quando devo iniciar a alimentação complementar?

Este processo deve acontecer entre os 4-6 meses de idade, momento em já se verifica a existência de maturação renal, gastrointestinal e neurológica adequada. A diversificação alimentar permite suprir necessidades energéticas e nutricionais, assim como introduzir novas fontes alimentares (texturas e sabores).

 

O início precoce da alimentação complementar acarreta alguns riscos, tais como: risco de aspiração, aporte energético inadequado e até mesmo obesidade. Por sua vez o seu início tardio pode ser responsável por um atraso no crescimento, carências nutricionais, atraso na função oro motora e aversão a alimentos sólidos, ou novos sabores e texturas.

Alimentação complementar e risco de alergia alimentar?

Atualmente não existe uma sequência rígida de alimentos para oferecer na alimentação complementar. Sabe-se até que mesmo a introdução de alimentos potencialmente alergênicos, podem ser introduzidos entre os 4-6 meses de idade.

 

Não existe evidência de que atrasar a introdução de alimentos alergênicos para além dos 4 meses diminua o risco de alergia, contudo este risco aumenta antes do 3º – 4º mês de vida.

Quando pode introduzir o glúten?

O glúten pode ser introduzido em qualquer altura entre o 4º e 12º mês de vida.

Como deve iniciar a diversificação alimentar?

  • Promover uma dieta completa, variada e equilibrada, com aumento progressivo de texturas e consistências.
  • Oferecer alimentos ricos em ferro.
  • Oferecer alimentos sem sal ou açúcar adicionado.
  • Leite de vaca em natureza, como fonte láctea principal, apenas depois dos 12 meses de idade.
  • Implementar dietas vegetarianas, devem ser realizadas apenas com supervisão médica e dietética.
  • Respeitar o padrão maturativo de cada lactente para que o processo aconteça com segurança (por exemplo verificar se o lactante segura bem a cabeça).
  • O tamanho das porções importa, estas devem ser adequadas à idade da criança.
  • Deve respeitar o apetite da criança, assim como reconhecer sinais de fome e saciedade.
  • Independentemente do método de alimentação complementar, por exemplo método tradicional ou baby-led weaning, recomenda-se a verificação das refeições por parte dos cuidadores de forma a assegurar as condições de segurança alimentar.
  • Deve ser incentivado o consumo de água.

Qual a importância dos pais?

Em torno da alimentação, os pais devem assumir um estilo autoritativo, exigente, mas com capacidade de resposta para as necessidades do bebé, fazendo uso da negociação e do elogio para se obter melhor comportamento alimentar.

 

Os cuidadores devem promover o desenvolvimento de uma rotina alimentar, com a promoção um ambiente alimentar familiar, calmo e agradável.