Todos merecemos um sorriso bonito. Uma boca saudável transparece um bem-estar e as funções mastigatórias, fonética e estética são de uma importância extrema para manter uma boa autoestima. A perda de peças dentárias por cáries e doença periodontal tem implicações na qualidade de vida, e a sua reabilitação orofacial é de extrema importância. Cada pessoa é única e todo o seu tratamento deve ser bem planeado por um médico dentista devidamente habilitado a realizar o diagnóstico e explicar as alternativas de tratamento e as que melhor se adequam a cada caso. Quando há perda total ou parcial de dentes, a reabilitação consiste na colocação de próteses dentárias para colmatar a falta dos dentes perdidos. As próteses podem ser removíveis acrílicas ou esqueléticas ou próteses fixas sobre dentes e sobre implantes.
No entanto, os implantes devem ser entendidos como a melhor alternativa, pois são a opção terapêutica que mais se aproxima da dentição natural e traz mais conforto, porque se sentem os dentes como se fossem os de origem. Em termos gerais, para fazer a planificação para colocação de implantes, é necessário um exame clínico e radiográfico e em alguns casos poderá ser necessário TAC. Nesse momento, é avaliado o número e o tamanho dos implantes e se será necessário enxerto ósseo e de tecido conjuntivo. Marcado o dia da cirurgia, poderá fazer medicação para que alguns incómodos próprios dos procedimentos cirúrgicos, como edema e dor, sejam mais suaves ou nem se sintam. Para colocar o implante é feita a cirurgia com anestesia local. Após a fase cirúrgica pode ser realizada a colocação da prótese dentária no mesmo dia ou passado 3 a 6 meses, dependendo do caso clínico. Nesta fase teremos que fazer os procedimentos (moldes e registos de mordida) para a confeção da prótese a colocar sobre os implantes e nesta fase as provas são muito importantes para que a estética, fonética e a mastigação fiquem corretas e de acordo com o desejado.
Se restabeleceu a saúde orofacial deverá realizar consultas de manutenção, que são de importância máxima, para que todo o tratamento realizado se mantenha ao longo do tempo. Os cuidados de higiene são preponderantes e daí depende a qualidade e a duração do tratamento realizado. Podemos então dizer que o sucesso de todo o tratamento faz com que a relação médico-cliente se mantenha mesmo após o término do tratamento.
No Trofa Saúde Hospital em Braga Centro, conte com uma equipa de Médicos Dentistas altamente especializados, disponíveis de segunda a domingo e em horário alargado. Controle a sua saúde oral de seis em seis meses e mantenha a alegria de poder sorrir!