Skip to main content

Vacinas Extra – Programa Nacional de Vacinação

publicado em 06 Set. 2017

O Programa Nacional de Vacinação (PNV) aplica-se gratuitamente a todas as pessoas presentes em Portugal. Abordaremos questões pertinentes sobre as vacinas disponíveis, além do PNV, prescritas pelos Pediatras e Médicos de Família.

 

Vacina contra Neisseria Meningitidis tipo B (meningococo)
A doença meningocócica é uma infeção grave, com uma taxa de mortalidade e morbilidade consideráveis. A vacina contra o meningococo tipo C está incluída no PNV, com uma redução drástica e a quase ausência de doença por este grupo nos últimos anos. Na última década o grupo predominante é o B, cuja vacina só é gratuita para crianças e adolescentes com fatores de risco. A forma mais eficaz de controlo é a prevenção através da vacinação. A Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP) recomenda esta vacina a crianças dos 2 meses aos 2 anos e a título individual a partir dos 2 anos.

 

Vacina contra Rotavírus
A gastroenterite aguda é uma das infeções mais frequentes em idade pediátrica, sendo os vírus os agentes etiológicos principais, com destaque para o rotavírus. A gastroenterite por rotavírus, mais frequente entre os 6 e os 24 meses, tem habitualmente resolução espontânea, mas tem grande impacto na saúde pública. A vacina é de administração oral, sendo recomendada pela SPP a todas as crianças saudáveis. Reforça-se a importância da idade de início de vacinação ser precoce (antes dos 3 meses).

 

Vacina contra a hepatite A
A hepatite A é a causa mais frequente de hepatite aguda no mundo. É transmitida sobretudo através de água e alimentos contaminados. Geralmente é benigna mas, em casos raros, pode ter maior gravidade. Portugal é um país de baixa endemicidade. A vacina para a hepatite A confere proteção duradoura, sendo administrada acima dos 12 meses de idade. A SPP recomenda a vacinação a pessoas que: viajem para países com endemicidade intermédia ou alta; pertençam a grupos de risco ou em surtos.

 

Vacina contra a Varicela
A varicela é uma doença predominante da infância, benigna e contagiosa. A Organização Mundial de Saúde apenas recomenda a vacinação (acima dos doze meses de idade) no âmbito de um PNV de forma a garantir imunidade de grupo. Vacinar de forma esporádica pode aumentar a morbilidade e mortalidade nos adolescentes e adultos. Sendo assim, a SPP recomenda a vacina para adolescentes e adultos sem história prévia de varicela e pessoas que contactam com doentes imunodeprimidos.

 

Vacinação contra Vírus da Gripe
A gripe é uma doença contagiosa que, na maioria das vezes, cura espontaneamente.
A SPP recomenda a vacinação a partir dos seis meses de idade, para crianças e adolescentes pertencentes a grupos de risco, grávidas que em Outubro estejam no 2.º ou 3.º trimestre da gravidez e pessoas que contactam com doentes pertencentes a grupos de risco. A vacinação, quando indicada, deverá ser anual, nos meses de Outubro e Novembro.

 

Vacina contra Papiloma Vírus Humano no género masculino
O Papiloma Vírus Humano (HPV) é altamente transmissível por via sexual, estando implicado nos cancros do colo do útero, do canal anal, da vagina, da vulva e do pénis, do pescoço, cabeça e orofaringe. Desde 2008 a vacina contra HPV faz parte do PNV em Portugal, apenas para raparigas. Os homens beneficiam da imunidade de grupo se a taxa de cobertura vacinal nas raparigas for muito elevado. No entanto, o contacto sexual com raparigas onde a vacina não é utilizada, assim como homens que tenham sexo com outros homens, pode colocar em risco os não vacinados. A SPP recomenda esta vacina a título individual a adolescentes do género masculino.

 

A equipa de Pediatria do Trofa Saúde Hospital em Matosinhos e Maia é altamente qualificada e está preparada para responder a todas as suas dúvidas e questões. Venha visitar-nos!