Skip to main content

Apresentação

O que é?

É uma especialidade de cuidados a adultos e faz parte de um dos grandes pilares do funcionamento dos Hospitais, especialmente na urgência, consulta e internamento.

A Medicina Interna é a mãe de todas as especialidades não cirúrgicas, sendo os Internistas, especialistas em diagnósticos difíceis e complexos quando a patologia afeta vários órgãos ou sistemas, ou não é clara a origem da doença.

Garante uma abordagem mais segura em doenças hospitalares, permitindo dar uma resposta rápida e eficaz em todas as situações clínicas.

Como especialidade integradora do conhecimento e da metodologia de diagnóstico e manuseamento das situações complicadas, a Medicina Interna é, reconhecidamente, uma valência clínica fundamental em qualquer hospital que se proponha oferecer serviços altamente diferenciados e de qualidade.

O que trata?

Atendendo à sua intervenção abrangente, os médicos de Medicina Interna têm capacidade para assumir a responsabilidade do acompanhamento dos doentes, numa perspetiva multidisciplinar e polivalente, procurando, sempre que necessário, a colaboração de outras especialidades ou referenciando-lhe os doentes. A intervenção da Medicina Interna abrange igualmente a medicina preventiva, cuidados a doentes agudos em situações de emergência e cuidados paliativos em doenças crónicas.

Diferenciação

Diabetes, Obesidade, Hipertensão arterial, Dislipidemia, Risco Cardiovascular, Dano Corporal

CV

Formação académica
Experiência profissional
Atividade científica

2021 – Competência na Avaliação do Dano na Pessoa

 

2020 – Grau de Especialista em Medicina Interna

 

2014 a 2020 – Internato de Formação Específica em Medicina Interna, Hospital Prof. Dr Fernando da Fonseca, Amadora

 

2006 a 2012 -Mestrado Integrado em Medicina, Universidade da Beira Interior

2020 até ao momento – Consulta Externa de Obesidade e Consulta Externa de Risco cardiovascular

 

2017 até ao momento – Juntas Médicas de Avaliação de Dano Corporal, na Caixa Geral de Aposentações

 

2014 até ao momento – Consulta externa de Medicina Interna e Consulta de Diabetes

 

2020 a 2025 – Assistente Hospitalar de Medicina Interna, Hospital de Cascais Dr. José de Almeida, Cascais

 

2021 – Pós-Graduação em Avaliação do Dano na Pessoa e Competência no Dano na Pessoa

 

2014 a 2020 – Internato de Formação Específica em Medicina Interna, Hospital Prof. Dr Fernando da Fonseca, Amadora

 

2013 – Internato Geral, Hospital Padre Américo, Penafiel

 

2006 a 2012 – Mestrado Integrado em Medicina, Universidade da Beira Interior

Autor e Co-autor de vários trabalhos em congressos nacionais e internacionais

 

Sub- investigador em ensaios clínicos

 

Sócia Agregada da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna –Núcleo de Estudos de Diabetes Mellitus, Núcleo de Estudos de Obesidade, Núcleo de Estudos de Prevenção e Risco Vascular