Skip to main content

O que é?

É uma sub-especialidade médica que abrange o estudo da fisiologia do sistema nervoso de pessoas em que o seu funcionamento se presume poder estar alterado, com vista ao estabelecimento de um eventual diagnóstico de doença neurológica.

A Neurofisiologia dá resposta a solicitações clínicas concretas provenientes de múltiplas especialidades, nomeadamente Medicina Geral e Familiar, Medicina Interna, Ortopedia, Pediatria, Psiquiatria, Reumatologia, Fisiatria, Urologia, para além de Neurologia e Neurocirurgia.

O que trata?

O diagnóstico e tratamento é feito sobretudo através dos seguintes exames:

 

Actigrafia – exame não invasivo em que são monitorizados os ciclos de atividade e repouso ao longo de vários dias ou semanas

 

Eletroencefalografia ou eletroencefalograma – exame de neurologia em que é feito um registo da atividade elétrica cerebral espontânea

 

Electromiografia ou Eletromiograma – exame de diagnóstico que pode ser usado no estudo das causas de origem neurológica de vários sintomas, por exemplo: alterações da sensibilidade; formigueiros; picadas; dor; diminuição da força muscular; movimentos involuntários dos músculos.

 

EEG poligráfico – para avaliação da a atividade elétrica cerebral espontânea, movimentos oculares, atividade elétrica cardíaca e a contração / tónus muscular de diferentes músculos.

 

Cartografia do EEG – mapeamento da atividade bioelétrica cerebral . A grande vantagem deste tipo de análise, adicional á análise visual (convencional) do traçado, prende-se com a melhor percepção de determinados achados eletrofisiológicos, apontando para a sua possível origem focal e eventual propagação. Para o efeito, o padrão cerebral é transformado em matrizes de cores (mapas) que se distribuem ao longo de várias regiões do cérebro.

 

Video-EEG prolongado –  A Monitorização Vídeo-EEG é um exame mais prolongado no qual o registo da atividade bioelétrica cerebral (EEG) é sincronizado com vídeo, com o objetivo de estudar a relação do comportamento (por exemplo, movimentos dos membros ou da cabeça) com as funções do cérebro. É especialmente útil na epilepsia.

ver mais
ver menos