Skip to main content
O que é?

Oncologia, é a especialidade médica que estuda os cancros (tumores malignos) como o cancro da mama, do pulmão, da próstata, colorretal, entre outros, e a forma de como essas doenças se desenvolvem no organismo, procurando o seu tratamento.

O que trata?

O tratamento oncológico é sempre muito individualizado, sendo importante observar as necessidades e possibilidades terapêuticas de cada utente/cliente. Pode ter intenção curativa ou paliativa (alívio dos sintomas objetivando uma melhora da sobrevida e da qualidade de vida), recorrendo a tratamentos de:

  • Quimioterapia – A quimioterapia é o tratamento em que se usam medicamentosque têm efeitos tóxicos marcados nas células tumorais e que por isso as destroem. Variam com as diferentes doenças oncológicas, as suas especificidades e fase de evolução bem como com fatores ligados aos doentes.

 

  • Hormonoterapia – A hormonoterapia é aplicada quando vários tipos de cancro do aparelho reprodutor, como alguns cancros da mama e da próstata, se desenvolvem na presença de substâncias produzidas pelo próprio organismo, denominadas hormonas. A terapêutica hormonal consiste na alteração da quantidade destas hormonas no organismo, para assim, diminuir a probabilidade destes tumores crescerem e se propagarem

 

  • Imunoterapia – A imunoterapia ajuda o sistema imunológico a aumentar a sua eficácia para detetar ou atrasar o crescimento das células cancerígenas, evitando assim que o cancro se espalhe, e contribui para aumentar a sua eficácia na eliminação de células cancerígenas. A imunoterapiaque também recebe o nome de terapia biológica ou de Imuno-oncologia, é um tipo de tratamento que ajuda a estimular as defesas naturais do corpo para combater o cancro.
ver mais
ver menos