Skip to main content

Adriana Meneses, Dra.

OM54490
português ( pt) • inglês ( en)

Apresentação

O que é?

Na Medicina Geral e Familiar pretende-se atingir o bem-estar físico, psíquico, e social do indivíduo e seu agregado familiar, integrados no seu meio ambiente. A sua ação conjuga Medicina Curativa e Preventiva.

O ideal seria toda a família estar na mesma consulta, e, então, com o decorrer do tempo, implementar-se-iam as valências – alvo de carácter preventivo como Saúde Adultos, Saúde Infantil, Planeamento Familiar e Saúde Materna, Diabéticos e Hipertensos e Patologia Respiratória sem nunca colocar de lado a hipótese de encaminhamento dos pacientes para as consultas de especialidade.

O que trata?

A Medicina Geral e Familiar é a especialidade indicada para:

  • Acompanhamento regular do estado de saúde
  • Avaliações gerais da saúde
  • Aconselhamento sobre cuidados preventivos, vigilância da saúde e exames a realizar
  • Aconselhamento sobre planeamento familiar
  • Aconselhamento sobre a necessidade de referenciar para médicos de outras especialidades
  • Avaliação e certificação médica para prática de desporto de lazer e carta de condução.
  • Recorrer nas situações de doença comuns.
ver mais
ver menos

Diferenciação

Avaliação global e individual do paciente, com integração das várias patologias e orientação para outras especialidades, se necessário, Cessação tabágica, Geriatria, Planeamento familiar (métodos contracetivos, consulta pré-natal), Rastreios, Avaliação de risco cardiovascular, Seguimento de doenças crónicas (Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus tipo 2, Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, Dislipidemia, Hipotiroidismo)

Doenças

Diabetes Mellitus tipo 2

Dislipidemia

Doença pulmonar obstrutiva crónica

Hipertensão arterial

Hipotiroidismo

Medicina Geral e Familiar

Síndrome metabólico

Tabagismo

CV

Formação académica
Experiência profissional
Atividade científica
Prémios e bolsas

2014 a 2018 – Formação Específica da Especialidade de Medicina Geral e Familiar na USF Nova Salus, ACeS Gaia

 

2006 a 2012 – Mestrado Integrado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

 

2013 – Internato do Ano Comum no Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga

Cursos:

  • 3rd Update in Surgery for Family Medicine Residents, promovido pela Universidade do Minho
  • Curso de Cuidados Paliativos, promovido pela coordenação de internato de MGF da Zona Norte
  • II Curso de Atualização em Patologia Urológica, promovido pelo Serviço de Urologia do Hospital de Guimarães
  • I Curso de Antibioterapia do ACeS Gaia/Espinho
  • Curso Avançado de Doenças Respiratórias, promovido pela Universidade do Minho
  • Tratamento e Prevenção do Tabagismo, promovido pela ARS Norte
  • Escolas de Outono – curso de atualização em ORL, promovido pela APMGF
  • Formação: Implanon NXT, promovido pela MSD

2021 a 2023 – Médica Especialista em Medicina Geral e Familiar na USF Águas do Gonde – ACeS Baixo Vouga

 

2021 a 2023 – Coordenadora da USF Águas do Gonde – ACeS Baixo Vouga

 

2018 a 2021 – Médica Especialista em Medicina Geral e Familiar na UCSP Anadia II – ACeS Baixo Vouga

2019 – Aplicação do Questionário MCHAT na consulta de Saúde Infantil e Juvenil, Publicado na revista Patient Care

 

2019 – Porque mudam os utentes de médico de família? – Publicado na Revista MGF&Ciência, Volume 3, n.o 1

 

2019 – Contributo para a correlação entre hiperglicemia e dellirium – Publicado na Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, 35: 424-7

 

2019 – Rastreio do cancro mamário – autoexame e autoconhecimento – Publicado na revista Patient Care

 

2017 – O papel dos media na Literacia em Saúde, publicado na Edição no 183 da Revista da Ordem dos Médicos

 

2018 – Vacina contra o vírus da varicela zoster na pré-conceção – qual a evidência?, Publicado na revista MGF&Ciência, Volume 2, n.o 2

Angina de Peito sem Coronariopatia obstrutiva aterosclerótida – Publicado na revista da Associação de Internos de Medicina Geral e Familiar.

 

Hipoparatiroidismo iatrogénico – um desafio a vários níveis – Publicado na Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 35(4), 323–29.

1º prémio na área de trabalho de melhoria da qualidade no Encontro Nacional do Alto Minho com o trabalho Aplicação do Questionário MCHAT na consulta de Saúde Infantil e Juvenil.

 

1º prémio na área de investigação/melhoria da qualidade no 2º Encontro do Internato Emílio Peres, com o trabalho Porque mudam os utentes de medico de família.

 

2º prémio para melhor apresentação em cartaz no 6º encontro Nacional das USF, com o trabalho Alimentação Saudável e Económica em tempos de crise.

ver mais
ver menos