Skip to main content

Apresentação

O que é?

A Medicina Geral e Familiar da rede Trofa Saúde assenta numa equipa ampla de médicos de família com formação avançada e áreas de diferenciação complementares. Esta diversidade garante que cada pessoa, cada família e cada cuidador beneficiam de competências específicas, assegurando cuidados clínicos rigorosos, científicos e verdadeiramente focados na individualidade de quem nos procura.

 

A nossa prática evoluiu para o modelo da Medicina 3.0, uma abordagem integrativa e fortemente orientada para resultados práticos em saúde. Este conceito inovador reforça a nossa capacidade de antecipar a doença, personalizar tratamentos e promover uma visão de saúde contínua, ativa e preventiva ao longo de todas as etapas da vida.

 

Distinguimo-nos pela abrangência dos cuidados prestados, que cobrem desde a vigilância periódica de saúde e a abordagem preventiva até à intervenção em situações agudas e ao acompanhamento de doenças crónicas. A medicina preventiva constitui o eixo central da nossa atuação, permitindo identificar precocemente fatores de risco e desenhar estratégias para a promoção de estilos de vida saudáveis que impactam diretamente a longevidade e o bem-estar global.

 

O grande valor acrescido da especialidade na rede Trofa Saúde reside na sua forte articulação interna e na perfeita integração hospitalar. Promovemos uma prática coordenada entre áreas inovadoras como a Medicina Proativa, Sexologia Clínica, Obesidade e Medicina do Estilo de Vida. Paralelamente, a colaboração estreita com a Psicologia Clínica, Nutrição, Fisioterapia, Medicina Dentária e as restantes especialidades médicas e cirúrgicas do grupo assegura percursos de cuidados fluidos, integrados e perfeitamente alinhados com as necessidades de cada doente.

 

O compromisso com a excelência é continuamente sustentado pela formação médica, investigação e pelo desenvolvimento de iniciativas científicas focadas no avanço dos cuidados de saúde primários.

O que trata?

A Medicina Geral e Familiar é a especialidade indicada para:

  • Acompanhamento regular do estado de saúde
  • Avaliações gerais da saúde
  • Aconselhamento sobre cuidados preventivos, vigilância da saúde e exames a realizar
  • Aconselhamento sobre planeamento familiar
  • Aconselhamento sobre a necessidade de referenciar para médicos de outras especialidades
  • Avaliação e certificação médica para prática de desporto de lazer e carta de condução.
  • Recorrer nas situações de doença comuns.

Diferenciação

Saúde do adulto, Saúde infantil e juvenil (acompanhamento de crianças e adolescentes), Saúde da mulher, Planeamento familiar (adequação método contracetivo, consulta pré-natal), Contraceção (oral, implanon, DIU), Saúde materna (vigilância da gravidez de baixo risco), Saúde mental, Saúde do idoso, Vigilância de rastreios (cancro colon-rectal, cancro colo útero, cancro mama, cancro oral), Avaliação do risco cardio-vascular, Patologia crónica (Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial, Dislipidemia), Patologia da pele, Medicina de viagem e populações móveis, Integração de problemas e abordagem complementar de pluripatologia

CV

Formação académica
Experiência profissional
Atividade científica
Prémios e bolsas

2014 a 2018

Formação Específica da Especialidade de Medicina Geral e Familiar, Centro Hospitalar Universitário do Algarve

2006 a 2012

Mestrado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Cursos:

2020

XIIº Curso de Medicina de Viagem e Populações Móveis no CHU São João

2019

Curso Prático de Atualização em Gastroenterologia no Update em Medicina

2019

Curso e-learning em Reumatologia pela Sociedade Portuguesa de Reumatologia

2019

Workshop Balint, APMGF

2019

Curso em Medicina da Dor (Dra. Beatriz Craveiro Lopes)

2019

Formação MAPA, ARS Algarve

2019

Reunião de Normas de Referenciação para MMF e DPN no CHU Algarve

2019

Curso Prático de Ginecologia para MGF no Centro Hospitalar Universitário Algarve

2018

Curso Formação Profissional Paliativos, Comunicação na ARS Algarve

2018

Formação Suporte Básico Vida e Desfibrilhação Automática Externa pelo INEM

2018

Workshop Violência no Trabalho, APMGF

2018

Curso Euract Nivel I para Formadores de Medicina, EURACT

2018

Curso de Infeções Sexualmente Transmissíveis, APMGF

2017

Curso Uroplus, MGFamilia

2017

VI Workshop MBA Alergologia – Rinossinusite na Faculdade Medicina Lisboa

2017

Curso de Alergia Alimentar na Faculdade Medicina Universidade do Porto

2016

Curso TeAM Tromboembolismo Venoso, TeAm

2016

I Curso de Ginecologia Geral no Centro Hospitalar Universitário Algarve

2014

Curso Pé Diabético pela Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal

2018 a 2022

Médica Assistente de Medicina Geral e Familiar na USF Sol Nascente

2020 a 2022

Orientadora de Internato de Medicina Geral e Familiar na USF Sol Nascente

2018 a 2022

Assistente Convidada da Universidade de Medicina do Algarve

Estágio Médico no Estrangeiro em Cuidados de Saúde Primários:

2017

Sevilha, Espanha

2017

Rio de Janeiro, Brasil

2016

Washington DC, EUA

2016 a 2022

Médica Assistente de Medicina Geral e Familiar no Hospital Particular do Algarve

Voluntariado:

2018

Grupo Alfalit Internacional – Voluntariado Médico, Âmbito rural e hospitalar Guiné-Bissau

2016 a 2018

Refúgio Aboim Ascensão – Voluntariado Médico e Social, Consulta Saúde Infantil e Serviço Social Faro

2008 a 2012

Grupo de Acção Social – Voluntariado Social, Assistência Domiciliar, Centro Universitário Manuel Nobre, Coimbra

Moderadora e palestrante de várias apresentações orais nas áreas da Medicina Geral e Familiar e Cuidados de Saúde Primários em eventos nacionais e internacionais

2017

Projeto de Investigação de Avaliação da Qualidade em Práticas de Contraceção de Longa Duração, elaboração do protocolo de investigação e implementação do projeto

Publicações:

2022

Os Programas de Vigilância nos Cuidados de Saúde Primários, Revista Life Saving CHUA

2018

Os Cuidados Primários sem Sistema Nacional de Saúde: a experiência em Washington DC, USA, Revista Portuguesa de MGF

2017

A Ansiedade e o Controlo Glicémico na Diabetes Mellitus – Uma Revisão Baseada na Evidência, Revista Portuguesa de Hipertensão, Sociedade Portuguesa de Hipertensão

2017

Como atuar perante Dismenorreia? – Livro do I Curso Intensivo de Ginecologia Geral, Associação para Formação e Investigação da Maternidade do Barlavento Algarvio

2017

Wonca Rio 2016 – The Rio de Janeiro Healthcare System, Página Oficial WONCA Europe

2016

A brief look over Portugal’s Primary Care Health System, Página Oficial Robert Graham Center (Associação Americana de MGF)

2016

Vírus Vasco da Gama – Participação na Pré-Conferência Wonca Europa 2015, Revista MGF Notícias da Associação Portuguesa de MGF

2021

Prémio Vasco da Gama Área Urbana Family Medicine – Melhor Estágio Urbano FM360 – Washington DC, USA (Organização Mundial dos Médicos de Família)

2017

Young Doctors Movement (YDM) SoMe Ambassador, Embaixadora do Mês, Wonca (Organização Mundial dos Médicos de Família)

2016

Elogio de utente Publicado no blog do utente

2016

Bolsa de Mérito Atribuída pela Wonca Europa para a Wonca Rio de Janeiro (Organização Mundial dos Médicos de Família)

2015

Prémio de Menção Honrosa – Comunicação Oral “A Crescente Relevância do Médico de Família nos Cuidados de Saúde”