Skip to main content

O amor e a covid-19: importância da Terapia de casal onde os afetos podem ser falados

publicado em 18 Nov. 2021

Diariamente, os casais vêem-se confrontados com um conjunto de desafios com os quais têm de lidar, nomeadamente: rotinas, tarefas domésticas, gestão financeira, tomadas de decisões, gestão da parentalidade, relação com família/ amigos, entre outros.

 

A covid-19 trouxe consigo repercussões macroestruturais a nível do estado económico, social e laboral, que podem impactar o funcionamento conjugal e familiar. A pandemia veio criar ou aprofundar uma série de dificuldades na comunicação, na coesão e no compromisso com a relação, pois individualmente é potenciadora de stress, frustração, sensação de incapacidade, o que poderá abrir facilmente portas para o conflito entre o casal, intensificando a possibilidade de entrarem numa escala crescente de desentendimento.

 

Neste âmbito, o papel do terapeuta de casal passa por intermediar, de forma totalmente imparcial, a conversa do casal, estimulando a que as duas partes se expressem com mais efetividade. Desta forma, são estabelecidos os parâmetros de respeito às necessidades de cada um dentro da relação, tendo em vista a promoção da coesão, flexibilidade e comunicação, e sobretudo esta terapia tem em vista aprofundar o autoconhecimento para cada um dos elementos da relação, de maneira a que cada qual possa compreender o seu papel e perceber
de que maneira pode agir, colocando-se também no lugar do outro. De uma forma sumária, os princípios da terapia de casal são: partilha, empatia, adaptação da intervenção às necessidades individuais e coletivas dos elementos, sendo que o empenho e a vontade de mudar se assumem como uma “arma” para conseguir combater os problemas do casal.

 

É errado pensar que o terapeuta de casal só deve ser procurado quando o caos já está instalado ou que com o tempo “as coisas vão ao sítio”. O conflito e o desequilíbrio quando não contrariados tendem sempre a autoalimentarem-se e a tornarem-se cada vez mais dominantes.

 

A comunicação é a base da terapia conjugal e, nestas circunstâncias, a procura de ajuda profissional é essencial para que de forma ética, clínica e segura a mesma seja potenciada para que o casal se apoie reciprocamente.

“O encontro de duas personalidades assemelha-se ao contacto de duas substâncias químicas: se alguma reação ocorre, ambos sofrem uma transformação.”

 

(Carl Jung)

No Hospital de Neurociências Trofa Saúde, localizado no Trofa Saúde Hospital Central em Vila do Conde, encontra uma equipa de profissionais com formação diferenciada e experiência clínica que o poderão ajudar a ultrapassar esta fase.

 

Marque a sua consulta de Terapia de Casal e lide com as adversidades com a ajuda do seu psicólogo de confiança!