A ansiedade grave e crónica caracteriza-se por uma preocupação persistente, excessiva e irrealista com situações do quotidiano. Por vezes interfere com o funcionamento diário, é debilitante, e pode inclusive fazer com que a pessoa sinta que está a “enlouquecer” ou a perder o controlo.
Quando o corpo está num estado de stress constante, a produção das hormonas de stress adrenalina e cortisol aumenta. Com o passar do tempo, estas hormonas podem afetar o organismo e provocar sintomas de ansiedade mais graves e invulgares a nível mental, físico e emocional, para além dos típicos sentimentos de preocupação e medo.
A ansiedade pode causar sensações estranhas?
A ansiedade ativa o sistema de resposta ao stress do corpo, conhecido como resposta de luta ou fuga. A resposta de luta ou fuga, é uma reação fisiológica automática a um acontecimento que é percebido como stressante ou assustador, e desencadeia a libertação das hormonas do stress, que causam vários sintomas, incluindo: coração acelerado, tensão arterial elevada, pupilas dilatadas, tensão muscular, entre outras. Quando isto acontece, também, é frequente as pessoas ficarem hipervigilantes e hiperconscientes, tornando-se mais atentas às sensações físicas e ao que as rodeia, os sentidos ficam mais aguçados, à procura de potenciais perigos.
Embora a maioria das pessoas reconheça a maioria dos sintomas de ansiedade mais comuns, quando a resposta ao stress é continuamente desencadeada, algumas pessoas experimentam uma sensibilidade à ansiedade que torna as coisas um pouco mais confusas. Nestas situações podem ser desencadeados sintomas de ansiedade invulgares, afetando vários sistemas do corpo.
Sintomas de ansiedade invulgares:
- Vibrações fantasma também conhecidas como “toque fantasma” envolvem a sensação de que o telefone ou outro dispositivo eletrónico está a tocar quando não está. Isto pode afetar qualquer pessoa, quer tenha ou não uma perturbação de ansiedade. No entanto, pode ocorrer mais frequentemente devido a níveis de ansiedade elevados. Para as pessoas com ansiedade, o “toque fantasma” pode causar mais preocupação e stress.
- A dissociação é um fenómeno psicológico em que os pensamentos, os sentimentos e o sentido de identidade de uma pessoa se separam do seu corpo e do ambiente que a rodeia. É muitas vezes descrito como um sentimento de desconexão de si próprio ou da realidade. A memória, o comportamento, a emoção, a perceção do ambiente, e o controle dos movimentos podem ser afetados em diferentes graus. Os principais tipos de dissociação são a despersonalização, a desrealização e a amnésia temporária.
- Dormência física/formigueiros e tremores podem ser a consequência de um pico de adrenalina e cortisol que ocorre durante a resposta ao stress. Estes sintomas físicos podem ocorrer em várias partes do corpo, como as mãos, os pés, a cara ou os membros. E podem ir de sensações ligeiras a graves. Por vezes as pessoas receiam estar a desenvolver um problema neurológico.
- Bocejo excessivo é outro sintoma de ansiedade invulgar causado por um excesso de hormonas do stress no corpo. Este sintoma, também, pode ser um sinal de fadiga ou de falta de oxigénio na corrente sanguínea, ambos frequentemente relacionados com perturbações de ansiedade.
- Dificuldade em tomar decisões mesmo pequenas, como o que vestir ou comer, pode dever-se a uma preocupação excessiva com as potenciais consequências de uma decisão ou a uma incapacidade de se concentrar na tarefa em causa devido a pensamentos acelerados. As pessoas com ansiedade podem sentir que, em ocasiões de grande stress emocional, são incapazes de tomar uma decisão e podem evitar tomar decisões. Isto pode levar a problemas no funcionamento diário e impedir o indivíduo de completar as tarefas necessárias.
Se identificar alguns destes sintomas, e se os mesmos lhe causarem sofrimento, procure um psicólogo para o ajudar a lidar com a sua ansiedade e determinar o plano de tratamento mais adequado para si.