Skip to main content

Falta de ar

publicado em 08 Dez. 2019

A falta de ar – chamada dispneia em linguagem médica – caracteriza-se por dificuldade em respirar. É um sintoma de uma doença (e não uma doença por si), associando-se, por vezes, a outras queixas. Pode manifestar-se como cansaço em atividades tão simples como andar, vestir ou até comer. É um sinal de alerta que o deve fazer procurar o Serviço de Urgência, onde podem ser feitos exames e administrada medicação para melhorar a falta de ar e tratar a causa que a originou.

 

Deve recorrer rapidamente ao Serviço de Urgência se sentir falta de ar em repouso, dor no peito, palpitações ou alteração do nível de consciência (como prostração ou agitação).

 

A falta de ar pode aparecer em diversas doenças, tais como:

  • Pneumonia, tuberculose, asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC)
  • Insuficiência cardíaca, enfarte do miocárdio
  • Reação alérgica grave (reação anafilática)
  • Distúrbios da ansiedade ou crises de pânico
  • Anemia
  • Embolia pulmonar

 

No Serviço de Urgência é possível medir a saturação de oxigénio através do oxímetro de pulso (método não invasivo) e assim confirmar se os níveis de oxigénio estão baixos. Pode ser também necessário realizar uma gasometria arterial, exame que é feito através da retirada de sangue de uma artéria. Após confirmação de que os níveis de oxigénio estão baixos poderão ser feitos outros exames tais como radiografia torácica, eletrocardiograma ou análises ao sangue. Poderá, assim, determinar-se a causa da falta de ar e oferecer o tratamento adequado.

 

O tratamento vai depender da causa subjacente e pode passar pela administração de medicamentos (quer por via oral ou inalatória) e/ou de oxigénio. A administração de oxigénio pode ser feita por cânulas nasais ou máscaras faciais.

 

Deve seguir algumas recomendações para prevenir a falta de ar ou para não agravar a falta de ar se já apresentar uma doença crónica. Por exemplo:

 

  • Combater o sedentarismo e a obesidade
  • Deixar de fumar
  • Tomar a medicação conforme prescrição médica, mesmo que se sinta bem. As pessoas com doenças que causam falta de ar podem sentir-se pior se não tomarem os medicamentos (ou se não o fizerem conforme a prescrição médica)
  • Vacinação conforme indicação do médico assistente.

 

Se apresentar algum dos sintomas referidos anteriormente recorra a uma Unidade do Trofa Saúde Hospital, através do Serviço de Urgência, onde lhe será feito um diagnóstico e prescrito o tratamento adequado à sua situação.

 

A elevada prevalência das infeções respiratórias nesta altura do ano podem por si provocar falta de ar ou agravar doenças crónicas (como DPOC, asma ou Insuficiência Cardíaca) e por isso a falta de ar é das queixas mais comuns de ida ao Serviço de Urgência. Quando tiver alta também será encaminhado para consulta para reavaliação e orientação do seu problema médico.