Skip to main content

Insuficiência cardíaca

publicado em 16 Dez. 2018

A Insuficiência Cardíaca é uma condição cada vez mais prevalente sobretudo nas pessoas com mais de 70 anos.

 

Associa-se a elevada mortalidade e necessidade de hospitalizações frequentes, o que leva a diminuição da qualidade de vida. Atualmente é ainda um problema desconhecido da população, mas é uma das principais causas de morte em Portugal, sobretudo na população idosa.

 

Nesta situação, o coração é obrigado a fazer um esforço maior para trabalhar, já que não consegue bombear sangue numa quantidade suficiente para as necessidades do organismo. As principais causas da Insuficiência Cardíaca são as doenças que atingem o coração, quer seja a nível das artérias coronárias (por exemplo quando ocorre um enfarte), das válvulas do coração, processos inflamatórios e/ou infeciosos do músculo cardíaco ou hipertensão.

 

Os sintomas mais frequentes são a falta de ar ou cansaço, inchaço nas pernas, nos pés ou na barriga, fraqueza, tosse e palpitações. A falta de ar é pior com os esforços, podendo aparecer com esforços cada vez menores (como vestir-se ou alimentar-se) e até mesmo ocorrer quando está em repouso. A falta de ar também pode piorar quando está deitado e pode acordá-lo durante a noite, tendo necessidade de se levantar.

 

O diagnóstico da Insuficiência Cardíaca é essencialmente clínico, mas deve ser complementado com exames, como eletrocardiograma, ecocardiograma, radiografia do tórax e análises laboratoriais. Através destes exames podemos determinar a causa subjacente e oferecer o tratamento mais adequado.

 

O tratamento da Insuficiência Cardíaca permite melhorar a qualidade de vida, reduzir os internamentos e a mortalidade. É habitualmente complexo dado que geralmente se associa a outras doenças como insuficiência renal, hipertensão, diabetes ou anemia.

 

É fundamental o controlo dos fatores de risco como por exemplo da hipertensão arterial, do colesterol ou da diabetes.

 

A alimentação é uma parte essencial do controlo da Insuficiência Cardíaca. Devem ingerir-se alimentos com menos sal, dado que o consumo de sal aumenta a tensão arterial e provoca retenção de líquidos. É muito importante controlar o peso e fazer exercício físico de forma regular e adequado à sua condição física.

 

A medicação ajuda a controlar a Insuficiência Cardíaca. Não deixe de tomar os medicamentos e faça-o todos os dias na hora correta. Os principais medicamentos são os diuréticos que combatem a retenção de líquidos.

 

Em situações graves, podem ser necessários tratamentos complexos como implante de dispositivos semelhantes a “pacemaker” ou mesmo transplante cardíaco.

 

A prevenção é transversal a todas as doenças e passa pela adoção de um estilo de vida saudável, através de uma alimentação equilibrada, prática de exercício físico, não fumar e evitar o abuso do álcool. Não se esqueça de procurar regularmente o seu médico, porque o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento e melhoria da qualidade de vida.

 

Nas Unidades do Trofa Saúde Hospital, pode contar com uma equipa de especialistas em Medicina Interna, com vasta experiência, disponíveis em horário alargado 24 horas por dia, 365 dias por ano.