Skip to main content

Melhorar a qualidade de vida na mulher com incontinência urinária

publicado em 20 Nov. 2017

A Consulta de Uroginecologia e do Pavimento Pélvico do Trofa Saúde Hospital em Matosinhos tem como um dos seus objetivos principais estudar e tratar as mulheres que sofrem de incontinência urinária (IU) contribuindo dessa forma para melhorar a sua qualidade de vida. Destina-se a mulheres em idade reprodutiva em que o problema aparece habitualmente após um parto, e a mulheres que estão a entrar na menopausa (perimenopausa) ou que já estão na menopausa. Nesta fase da vida ocorrem transformações que contribuem para o aparecimento/agravamento da IU.

 

A IU pode ser classificada em dois tipos principais: a incontinência urinária de esforço quando aparece em situações como tossir, saltar, rir e a incontinência urinária de urgência que aparece em situações como a de não conseguir “chegar” à casa de banho a tempo ou quando “mexe em água”. Outros sintomas e complicações podem coexistir: acordar múltiplas vezes durante a noite para urinar, episódios frequentes de infeção urinária, falta de lubrificação vaginal, sensação de ardor e prurido vaginal, sensação de peso pélvico persistente e dificuldade em urinar/defecar associada a sensação de “bola” ou “ovo” na vagina.

 

A avaliação diagnóstica da IU efetuada na Consulta de Uroginecologia e do Pavimento Pélvico do hospital é sobretudo clínica, ou seja, os sintomas referidos pela mulher e o exame ginecológico efetuado no decurso da consulta são suficientes para orientar o tratamento. No entanto, é frequente ter que recorrer a exames auxiliares (estudo urodinâmico, ecografia pélvica) para confirmação do diagnóstico clínico. Estes exames vão permitir optar pela melhor orientação da doente. Para podermos ser eficazes na melhoria da qualidade de vida da mulher temos que ser específicos no diagnóstico.

 

A orientação terapêutica é, desta forma, sempre personalizada e integrada na fase de vida da mulher. Pode consistir em: aconselhamento/educação da mulher com adoção destas medidas que previnem o agravamento da IU e podem mesmo melhorar o problema (tratamento profilático); ou ter um carácter mais curativo (tratamento médico). Neste último caso existem três modalidades terapêuticas principais: o tratamento farmacológico (toma de medicamentos), reabilitação funcional do pavimento pélvico (fisioterapia) e o tratamento cirúrgico. Por vezes há necessidade de associar estas diferentes modalidades na mesma doente (por exemplo: na IU mista onde a incontinência ocorre em situações de esforço mas também de urgência).
Em relação ao tratamento cirúrgico, indicado na IU de esforço, sublinhamos a sua elevada eficácia. E esta depende da indicação terapêutica correta e da sua realização por médicos cirurgiões especializados e experientes na resolução destes problemas.

 

O Trofa Saúde Hospital em Matosinhos dispõe de uma equipa de profissionais altamente especializada nesta patologia. Para um melhor acompanhamento e tratamento, marque a sua consulta e tire as suas dúvidas com os nossos especialistas.