Skip to main content

A importância de deixar de utilizar chupeta

publicado em 13 Set. 2023

A chupeta é um objeto de conforto muito utilizado nos primeiros anos de vida.

 

É desaconselhado o seu uso nas primeiras 3 semanas de vida, em bebés que sejam amamentados, até que a amamentação esteja bem estabelecida. Isto relaciona-se com o facto do bebé utilizar formas de sugar diferentes para uma ação e outra. Em bebés alimentados por biberão, a sua utilização pode ser iniciada desde os primeiros dias de vida.

 

É apropriado oferecer chupeta na hora de dormir. Abaixo dos 12 meses pode diminuir o risco de morte súbita do lactente. Porém, não é adequado a criança passar todo o dia com a chupeta na boca; deverá, sim, ser reservada para adormecer e para conforto em momentos específicos do dia, consoante necessário (por exemplo, numa birra ou quando estão doentes).

 

Alguns bebés não gostam de utilizar chupetas ou tetinas e nestes casos não deve ser forçada a sua utilização nem adicionado nenhum produto adocicado para tentar melhorar a aceitação.

 

A retirada da chupeta pode provocar na criança sentimentos de ansiedade de separação (semelhante a quando é deixada em casa de familiares, na ama ou na escola); é, por isso, importante fazer com que este momento seja o mais positivo possível, podendo incluir recompensas ou mesmo a escolha de outro objeto de conforto.

 

Apesar de poder ser uma etapa angustiante, é fundamental que aconteça o mais precocemente possível. A utilização de chupetas (e de outras tetinas, como as do biberão) altera o desenvolvimento do maxilar e do posicionamento dos dentes, pode aumentar o risco de otites e atrasar o desenvolvimento da linguagem.

 

A maior parte das crianças deixa de utilizar chupeta por iniciativa própria entre os 2 e os 4 anos, mas algumas necessitam de ajuda neste processo. Aqui ficam algumas estratégias:

  • Arranjar outro objeto de transição (peluche, cobertor…) para fornecer segurança e conforto durante a noite
  • Limitar progressivamente a utilização, combinando alturas específicas do dia
  • Retirar do alcance e da vista e diminuir o número de chupetas disponíveis
  • Ler em conjunto livros sobre o tema
  • Combinar uma celebração criativa (personagens como a fada das chupetas ou o Pai Natal, festa para deixar de utilizar, “plantar” as chupetas para que cresça uma recompensa…)

 

» Nas consultas de Pediatria do Trofa Saúde Alfena queremos ajudar as famílias nesta tarefa e, por isso, oferecemos uma pequena lembrança a todas as crianças que nos tragam as suas chupetas e se comprometam com as suas famílias a não utilizarem mais a partir desse dia!