Cuidados com a Pele do Recém-Nascido - Trofa Saúde Alfena Skip to main content

Cuidados com a Pele do Recém-Nascido

publicado em 27 Jul. 2022

A pele é um órgão de grande importância, multifuncional, que promove, mediante a função de barreira cutânea, uma proteção mecânica, termorregulação, vigilância imunológica, e previne a perda insensível de fluidos corporais.

 

A pele do recém-nascido (RN), devido à sua imaturidade, é sensível, fina e frágil, com pH neutro na sua superfície, o que diminui, significativamente, a sua função de defesa contra a excessiva proliferação microbiana e a torna mais suscetível ao ressecamento, ao traumatismo e à toxicidade. Por estes motivos, os produtos cosméticos destinados à sua higiene e proteção requerem um cuidado especial na formulação.

 

Este artigo pretende sistematizar de forma simples alguns cuidados que devemos ter com a pele do RN de forma a garantir a sua saúde e bem-estar.

No banho…

Recomenda-se, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, que o primeiro banho seja dado apenas seis horas após o parto, devido ao risco de hipotermia durante e após o banho. Deve ser de curta duração, no máximo cinco minutos, e a temperatura da água deve estar próxima da temperatura corporal (37°C-37,5ºC).

 

O banho deve ser diário ou em dias alternados. Num RN com pele sã, a utilização de produtos para o banho não é obrigatória. Se usado, o creme ou gel de limpeza deve ser líquido, suave, sem sabão ou perfume, com pH neutro (ou o mais próximo possível). O momento da sua introdução depende dos estudos, podendo variar entre após a queda do cordão e as 6 semanas de vida do bebé.

Após o banho…

Caso a pele do RN se apresente seca ou fissurada deve aplicar-se um emoliente adequado que, além de tratar a pele seca, proteja a integridade do estrato córneo e da barreira cutânea. A utilização dos emolientes após e durante o banho também pode ter algum benefício em crianças com maior risco de desenvolver atopia (com história familiar). O uso em pele sã sem risco de atopia não é obrigatório.

 

A zona da fralda…

A irritação na área da fralda é causada pelo contato prolongado com urina e fezes, pelo calor, pela humidade e pela fricção. Manter esta zona seca é a chave para a prevenção da irritação da pele. Apesar de as toalhitas de limpeza serem práticas e apresentarem um cheiro agradável, não são recomendadas pelo risco de remover o filme lipídico da pele e causar sensibilização. A higiene com água morna e algodão é suficiente na limpeza diária da urina. Para as fezes, sabonetes brandos são recomendados.

Outros cuidados…

Nos RNs, a limpeza regular do cordão umbilical com soro fisiológico, álcool a 70% ou clorexidina, nos primeiros dez dias de vida, até o cordão cair, pode reduzir bastante o risco de infeção.

 

As unhas dos bebés devem ser mantidas limpas e curtas, para evitar que lesem a pele.

 

Autores

Especialidades relacionadas

Unidades