Skip to main content
A Influência da Implantologia
publicado em 11 Jul. 2017

A perda de todos os dentes permanentes, denominada por edentulismo completo, é um problema que afeta um elevado número de pessoas, estimando-se que nalguns países e faixas etárias possa afetar até 69% da população.

 

Esta patologia, apesar de muito prevalente, era, até há pouco tempo desvalorizada e tida como um problema puramente estético. No entanto, os dentes fazem parte de um sistema complexo constituído igualmente pelos tecidos de suporte (periodonto), mucosa oral, glândulas salivares, sistema neuromuscular, ossos maxilares e articulações temporomandibulares, denominado sistema estomatognático. Todo este sistema encontra-se em equilíbrio, sofrendo alterações fisiológicas/patológicas aquando da perda dos dentes.

 

Com a perda deste equilíbrio inicia-se um processo de adaptação de todo o sistema que leva ao movimento de outras peças dentárias, à perda de estrutura óssea, a desvios da linha média, ressaltos na articulação temporomandibular, má oclusão, entre outros. Todas estas modificações podem provocar, não só, alterações locais como desconforto/dor na mastigação e dificuldades na fonação, como também repercussões sistémicas como digestões difíceis, úlceras gástricas, problemas de má absorção nutricional, emagrecimento, entre outras. O bem estar psíquico é quase sempre afetado, refletindo-se na perda de auto-estima, depressão e isolamento social. Segundo o último estudo publicado pela Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) em 2017, estima-se que 30% dos inquiridos sente desconforto psicológico em relação à aparência dos seus dentes ou da sua prótese.

 

A Implantologia é a área cirúrgica da Medicina Dentária que se dedica à colocação de implantes dentários, sendo estes, uma solução segura e permanente para a substituição de um ou mais dentes, funcionando como pilares de suporte para coroas unitárias, sobredentaduras e próteses parciais/totais fixas. Este tratamento consiste na colocação de “raízes artificiais” denominados implantes dentários no osso, substituindo os dentes perdidos e funcionando como suportes dos “novos dentes”.
A utilização de implantes dentários permite uma solução fixa e mais natural, por oposição às próteses removíveis, normalmente desconfortáveis e apenas suportadas pela mucosa. Em caso de necessidade, os implantes podem também ser utilizados para reter próteses removíveis, aumentando a eficácia mastigatória e o conforto para o doente.

 

Outras vantagens dos implantes incluem:

 

  • Reposição da função mastigatória e do sistema estomatognático, podendo assim alimentar-se com maior eficácia e conforto;
  • Conservação da estrutura óssea, dimensão vertical e reposição da estética facial que se perde com a falta de dentes;
  • Tornam a redução dos dentes vizinhos (habitualmente executada nas pontes dentárias) desnecessária;
  • Aumento da confiança e auto-estima.

 

A cirurgia de implantes é feita normalmente com anestesia local, sem dor. O pós-operatório na grande maioria das vezes é de fácil recuperação sendo que qualquer desconforto é eliminado com o uso de analgésicos. Quando são reunidas as condições necessárias é possível a realização de implantes utilizando o processo de carga imediata (ou seja, a colocação de dentes fixos no próprio dia). Nesses casos, uma prótese provisória fixa é colocada após a colocação dos implantes. Apesar das vantagens evidentes associadas a este processo, nem todos os doentes são candidatos à colocação de implantes em carga imediata. A opção por esta técnica é uma decisão que cabe ao Médico Dentista após a avaliação e planificação do caso clínico onde serão avaliadas as condições de cada doente.

 

A nossa unidade permite ainda a realização de todos estes procedimentos em regime de bloco operatório sob anestesia geral, dando uma opção alternativa aos doentes que pretendam um conforto adicional. Esta solução está particularmente indicada em doentes com patologia ansiosa ou naqueles com dificuldades na abertura da cavidade oral, estando, no entanto, disponível para todos os doentes.

 

Em suma, o tratamento com implantes é a solução definitiva idêntica aos nossos dentes naturais, sendo o tratamento de eleição na reabilitação oral para repor todo o equilíbrio funcional e estético do sistema estomatognático. É a solução que permite o aumento da confiança, conforto e auto-estima refletindo numa melhoria na qualidade de vida.

 

Todas as unidades da Trofa Saúde Hospital encontram-se habilitadas à realização destes procedimentos, refletindo equipas de excelência e dotadas de tecnologia de ponta de forma a garantir o sucesso e uma solução adequada a cada doente.