Tratamento ortodôntico com aparelho invisível - Trofa Saúde Alfena Skip to main content

Tratamento ortodôntico com aparelho invisível

publicado em 13 Ago. 2022

Cada vez mais existe a preocupação com a estética dentária e a correção ortodôntica com aparelhos fixos, como era conhecida até agora, tornou-se um inconveniente para a maior parte das pessoas. Juntamente com o avanço da tecnologia, a ortodontia evoluiu as suas técnicas para melhorar os seus tratamentos a todos os níveis.

A nível social, uma correção ortodôntica sem a visibilidade das peças metálicas do aparelho fixo tornou-se bastante mais aceitável, sendo esta capaz de resolver a maioria dos casos de má oclusão dentária.

Deste modo, foram desenvolvidas técnicas com alinhadores transparentes que permitem a correção ortodôntica de modo praticamente invisível. O aparelho invisível consiste numas estruturas de um material plástico transparente com o formato da arcada dentária. Este tratamento é adequado para quem procura descrição e estética e pretende fugir ao aspeto metálico, independentemente da faixa etária. É o ideal para quem deseja um tratamento com o mínimo de impacto na rotina diária.

 

Deste modo, a pessoa não usará apenas um alinhador, mas vários, e cada um deles tem uma pequena diferença em relação ao anterior. É essa diferença que fará com que os dentes se movimentem quando se troca o alinhador. Esta troca é realizada em casa de 15 em 15 dias (aproximadamente) para permitir a movimentação progressiva dos dentes. Para ajudar esta movimentação, são colocadas nos dentes pequenas peças denominadas de attachments, realizadas com a cor do próprio dente, de maneira a serem praticamente impercetíveis.

 

O aparelho invisível tem uma série de vantagens em relação ao uso de aparelhos fixos convencionais, para além da estética do tratamento devido à transparência dos alinhadores, estes permitem visualizar a evolução do tratamento com mais clareza. Outro aspeto apelativo do aparelho invisível é o facto de ser um aparelho removível, permitindo fazer as refeições e a higiene mais comodamente, tornando-o uma opção mais prática e higiénica. Também é de considerar que a força realizada pelos alinhadores é suave, o que torna este tipo de tratamento confortável e de mais fácil adaptação. Outra vantagem deste tratamento é que não necessita de fazer os controlos mensais no consultório como acontece com aparelhos fixos.

 

A duração deste tratamento também pode ser mais curta, na maioria dos casos, do que os tratamentos com aparelho fixo convencional. Na hora de escolher o tratamento ortodôntico mais adequado a cada caso, não se trata de escolher qual é o melhor aparelho, mas sim entender qual o que traz mais vantagens para cada caso específico.

 

O ideal é sempre consultar um médico dentista especialista em ortodontia para ajudar a esclarecer todas as dúvidas e ajudar a optar pela melhor opção de tratamento individualizada.

Autores

Especialidades relacionadas

Unidades