Skip to main content

Doença celíaca: o que devo saber?

publicado em 22 Mai. 2021

O que é a doença celíaca?
A doença celíaca é uma patologia autoimune, que se carateriza por uma inflamação crónica do tubo digestivo, desencadeada pela ingestão de glúten, em indivíduos com uma predisposição genética.

 

O glúten é constituído por um conjunto de proteínas de origem vegetal (prolaminas e gluteninas) principais constituintes do trigo, centeio e cevada.

 

A ingestão de glúten provoca uma destruição progressiva da mucosa do intestino delgado, com consequente atrofia das vilosidades intestinais e diminuição capacidade de absorção dos nutrientes.

 

Qual é a sua prevalência?
Em Portugal estima-se que 1% da população seja celíaca. Contudo, apenas existem cerca de 15 000 celíacos identificados, o que indica que a doença é amplamente subdiagnosticada.

 

Quais são os sintomas?
A doença celíaca pode manifestar-se de formas distintas e em qualquer idade, desde que o glúten já tenha sido introduzido na alimentação. Apesar de ser frequentemente diagnosticada nas crianças, cada vez é mais comum o diagnóstico na idade adulta.

 

Nas crianças, as manifestações mais comuns da forma “clássica” da doença celíaca são: diarreia prolongada, distensão abdominal, cólicas abdominais e atraso no crescimento. Os doentes, principalmente na idade adulta, também podem apresentar sintomas da forma “não-clássica” da doença, como por exemplo: anemia, fadiga prolongada, aftas recorrentes, alteração das análises do fígado e/ou alterações da pele.

 

Contudo, a doença pode só ser reconhecida quando já estão presentes complicações graves, nomeadamente cancros do tubo digestivo, para os quais há um risco aumentado se não for realizado tratamento adequado.

 

Como se faz o diagnóstico?
Para o diagnóstico de doença celíaca é necessária a realização de uma avaliação clínica, análises clínicas e biópsias intestinais (por endoscopia). Uma vez que uma dieta isenta de glúten pode levar à ocorrência de falsos negativos, não é recomendado que o doente faça qualquer restrição alimentar antes da confirmação do diagnóstico através da biópsia.

 

Qual o tratamento?
Atualmente, a doença celíaca não tem cura. O único tratamento consiste numa dieta isenta de glúten para toda a vida. Os alimentos que contêm glúten não devem ser simplesmente eliminados, mas sim substituídos por outros alimentos que não o contêm, pelo que é essencial um acompanhamento multidisciplinar, nomeadamente pelo médico e pelo nutricionista.

 

No Trofa Saúde Hospital Central, em Vila do Conde, encontra um serviço de Gastrenterologia totalmente equipado, moderno e seguro, capaz de realizar os exames que necessita com tempos de espera mínimos e diagnósticos quase imediatos. Encontra também uma equipa multidisciplinar que o pode acompanhar e orientar durante todo o processo de diagnóstico e tratamento.