Skip to main content

Doença de refluxo gastroesofágico: O que é? Como tratar?

publicado em 09 Jan. 2019

A Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) resulta da passagem do conteúdo do estômago para o esófago, o órgão que leva a comida da boca até ao estômago. Sendo frequente a seguir às refeições e em pequena quantidade, o refluxo torna-se patológico apenas quando, pela sua intensidade ou frequência, desencadeia sintomas como pirose, ardor retrosternal ou na garganta, sensação de acidez na boca, dificuldade em engolir ou rouquidão/ tosse crónica. Sem tratamento adequado, podem surgir complicações, como úlceras, estenoses, esófago de Barrett e cancro esofágico.

 

O diagnóstico de DRGE baseia-se na avaliação dos sintomas podendo ser necessária a realização de alguns exames como Endoscopia Digestiva Alta, Radiografia Contrastada do Esófago ou pHmetria (registo do pH esofágico).

 

Algumas medidas como emagrecer, não fumar ou evitar alimentos que agravam os sintomas (os mais comuns: café, chocolate, álcool, mentol e gorduras) podem melhorar os sintomas. No entanto, a DRGE é uma doença crónica, sendo necessária, em muitos casos, uma terapêutica prolongada, nomeadamente com inibidores da bomba de protões (vulgarmente conhecidos como “protetores gástricos”), de modo a evitar a recidiva dos sintomas e futuras complicações.

 

Deve ser procurada atenção médica em caso de sintomas intensos ou com duração prolongada, ausência de resposta a medicações previamente prescritas, dificuldade em engolir, perda de peso, dor de peito e vómitos com sangue ou fezes negras.

 

A Unidade de Gastrenterologia do Trofa Saúde Hospital Central é constituída por profissionais experientes na abordagem desta patologia, que também possuem diferenciação nas várias subespecialidades da Gastrenterologia (Risco de Cancro Digestivo, Doença Inflamatória Intestinal, Hepatologia e Vias Biliares, Pancreatologia, Proctologia, Distúrbios Funcionais e Obesidade). Esta Unidade está dotada de equipamentos modernos e tecnologia de última geração que permitem assegurar, com segurança e profissionalismo, a Prevenção, Diagnóstico e Tratamento das doenças do foro digestivo.

 

Nesta Unidade estão disponíveis várias técnicas de diagnóstico (Endoscopia Digestiva Alta e Colonoscopia, a Cápsula Endoscópica, e técnicas mais complexas como a Eco-Endoscopia e a CPRE) e procedimentos terapêuticos [excisão de lesões do trato digestivo (polipectomia, mucosectomia ou disseção endoscópica), extração de cálculos das vias biliares e pâncreas, punção/drenagem lesões/coleções intrabdominais, colocação de PEG, dilatação endoscópica e colocação de balão intragástrico para tratamento da obesidade]. Este hospital possui, ainda, acompanhamento especializado em regime de internamento a doentes do foro gastrenterológico e o Serviço de Urgência funciona com presença física de médicos experientes 24h por dia, 365 dias por ano. Os especialistas de Gastrenterologia prestam apoio em situações urgentes sempre que clinicamente justificado.

 

O Serviço de Gastrenterologia do Trofa Saúde Hospital Central pretende ser uma referência nos cuidados em Gastrenterologia e Endoscopia Terapêutica e é desejo de toda a equipa, utilizando a tecnologia disponível, encontrar as melhores soluções para proporcionar cuidados de saúde gastrenterológica de elevada qualidade a todos os nossos doentes.