Skip to main content

Infeções respiratórias: como prevenir e tratar

publicado em 12 Set. 2017

A maioria das doenças agudas que surgem no inverno é do foro respiratório e de natureza vírica, pelo que o contágio pessoa a pessoa é a forma mais frequente de transmissão. Ao contrário da opinião geral não é o frio o responsável pela disseminação deste tipo de doenças, assim devemos evitar frequentar locais fechados, mal arejados e sobrelotados.
Existem medidas ao alcance de cada um de nós que podem fazer a diferença.

 

A “etiqueta respiratória” consiste em medidas tão simples quanto lavar as mãos de forma frequente e eficaz, evitar tossir ou espirrar para as mãos, uso de lenços descartáveis para esse efeito e evitar cumprimentos como beijos e apertos de mão.
Outra forma de prevenção passa pela vacinação contra a gripe e pneumonia bacteriana. Prevê-se que a vacina da gripe esteja disponível para administração a partir do mês de outubro.

 

A vacinação contra a gripe é fortemente recomendada para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, doentes crónicos nomeadamente com doença pulmonar crónica, doentes imunodeprimidos, grávidas, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados.
A vacina contra a pneumonia está recomendada pela Direção Geral de Saúde para doentes com doenças crónicas tais como a Diabetes Mellitus, doenças cardíacas, respiratórias, renais, hepáticas entre outras. Deverá informar-se junto do seu Médico Assistente.
Apesar de todos estes cuidados sabemos que algumas situações serão inevitáveis.

 

Os sintomas mais comuns das infeções respiratórias incluem febre, tosse, espirros, obstrução nasal, mau estar geral, dores musculares, dores de cabeça e falta de apetite. Alguns sintomas deverão alertá-lo para a necessidade de ser observado por um médico: febre alta que não cede aos medicamentos, expetoração espessa e escura, falta de ar e cansaço que dificulta a realização das suas tarefas diárias.

 

Sendo a gripe uma doença vírica o seu tratamento não passa pelo antibiótico mas sim pelo controlo dos sintomas com analgésicos, antipiréticos, mucolíticos, reforço da hidratação oral e repouso.
A Medicina Geral e Familiar é uma especialidade que se dedica tanto ao tratamento das doenças como à sua prevenção. No Trofa Saúde Hospital em Alfena tem ao seu dispor uma equipa residente de médicos que podem consultar em contexto de urgência ou acompanhar em consulta programada de acordo com a sua necessidade.

 

É nossa prioridade proporcionar um atendimento de qualidade baseada na proximidade com os nossos doentes.