Skip to main content

A importância de uma avaliação mais abrangente e precisa da Função Pulmonar

publicado em 16 Jul. 2024

O pletismógrafo com capacidade para avaliação da Difusão Alvéolo-capilar do Monóxido de Carbono (DLCO) é uma mais-valia fundamental aos métodos de exploração funcional respiratória, permitindo ao clínico uma avaliação mais abrangente e precisa da Função Pulmonar.

 

A pletismografia permite avaliar os volumes de ar não mobilizáveis (estáticos) e a resistência das vias aéreas, tornando-se por esse motivo um complemento muito útil à espirometria, a qual por vezes não permite, isoladamente, uma caracterização suficientemente rigorosa da função respiratória.

 

Ao contrário do que acontece com a espirometria simples, mais utilizada em programas de rastreio, reavaliações periódicas de doentes já com estudo inicial ou na avaliação de risco pré-operatório, a pletismografia associada à espirometria tem maior sensibilidade para a caracterização das alterações da ventilação, detetando fenómenos como hiperinsuflação pulmonar ou aumento das resistências das vias aéreas, que podem preceder alterações espirométricas e orientar o clínico na sua suspeita diagnóstica.

 

A determinação da Difusão Alvéolo-capilar do Monóxido de Carbono (DLCO), realizada no pletismógrafo, é um outro complemento ao estudo dos volumes pulmonares, permitindo obter uma informação detalhada sobre a ventilação e a difusão de gases a nível da barreira alvéolo-capilar.

 

A inclusão da DLCO no estudo funcional respiratório é particularmente útil nas seguintes situações:

  • diagnóstico, seguimento e determinação de prognóstico da doença pulmonar (p.e. na DPOC, enfisema, doença pulmonar intersticial, etc);
  • como auxiliar diagnóstico na suspeita de doença vascular pulmonar (p.e. tromboembólica) e cardíaca;
  • na avaliação pré-operatória da cirurgia pulmonar, para auxiliar o planeamento cirúrgico de acordo com a capacidade funcional respiratória do doente.

 

O pletismógrafo com difusão apresenta como principais características:

  • Cabine panorâmica e adequada a pessoas com mobilidade reduzida, que garante o conforto e segurança do doente;
  • Interface intuitiva e de fácil utilização para otimizar o processo de exame;
  • Espirómetro de alta precisão;
  • Tecnologia de difusão avançada para uma avaliação e quantificação precisa da troca de gases ao nível da barreira alveolo-capilar

A implementação deste equipamento, que já está disponível para utilização no Trofa Saúde Hospital da Trofa, representa um compromisso contínuo com a excelência clínica e a prestação de cuidados de saúde da qualidade aos nossos doentes.