Skip to main content

Alimentação Vegetariana: uma opção

publicado em 16 Ago. 2020

Nas últimas décadas, tem aumentado significativamente a evidência científica a favor de uma maior presença de alimentos de origem vegetal em detrimento do consumo de alimentos de origem animal. A acompanhar esta evidência, assistimos também ao crescimento do interesse por parte do cidadão para a adoção deste padrão alimentar – Alimentação Vegetariana ou Vegan.

 

Independentemente da motivação para a introdução deste comportamento alimentar no seu dia a dia, seja por ética, saúde, questões ambientais, familiares, religiosas, e até mesmo recusa de carne por não-aceitação do paladar, é muito importante que seja devidamente orientado.

 

Com o devido planeamento, as dietas vegetarianas promovem um crescimento e desenvolvimento adequado, podendo ser realizadas em qualquer altura do ciclo de vida (infância, gravidez, lactação, por atletas ou idosos).

 

Este padrão de alimentação encontra-se associado a resultados benéficos na prevenção e tratamento de doenças crónicas não transmissíveis, reduz o risco de doenças cardiovasculares, a prevalência de hipertensão arterial sistémica e está envolvido na prevenção da doença oncológica, diabetes e obesidade.

 

Estudos populacionais demonstram menor índice de massa corporal (IMC) em vegetarianos, em comparação com indivíduos que consumam carne, contudo isto não significa que a dieta vegetariana traga ajustes de peso ou emagrecimento – tudo vai depender da escolha dietética, uma vez que este padrão alimentar, se não for bem orientado, pode ser desequilibrado e incompleto, comprometendo a saúde do indivíduo.

 

Para se obter uma alimentação vegetariana nutricionalmente equilibrada, é necessário ter especial cuidado com alguns nutrientes como o ferro, zinco e o omega-3, associando-se a vitamina b12 e o cálcio no veganismo (alimentação exclusivamente baseada em produtos de origem vegetal), para que se atinja todas as necessidades diárias recomendadas. Existem princípios no planeamento da alimentação e/ou técnicas de confeção, fulcrais para que o padrão se mantenha saudável e tenha assegurado tudo o que é nutricionalmente exigido, nas diferentes etapas do ciclo de vida. O indivíduo que pratica ou está a pensar em praticar uma alimentação vegetariana, (ou que pretenda reduzir o consumo de carne e peixe) precisa de estar bem informado. Procurar um nutricionista, ajuda na assimilação de princípios alimentares essenciais para não comprometer a saúde e obter uma alimentação vegetariana equilibrada, variada, completa, adequada a gostos e situações clínicas.

 

Visite o Nutricionista e aconselhe-se sobre esta opção alimentar, siga as suas recomendações e olhe pela sua saúde.