A fadiga é uma sensação persistente de cansaço mental ou físico, muitas vezes descrita como uma falta de energia, de motivação ou falta de força.
A fadiga pode ser causada devido a vários problemas de saúde (anemia, cancro, distúrbios do sono, artrite), problemas psicológicos (luto, depressão, stress laboral), mas também pode ser um sintoma de ansiedade. A fadiga causada por ansiedade, acaba por causar vários tipos de problemas em diversas áreas de vida, impedindo-o de cumprir as expectativas que tem para si próprio, e de corresponder às exigências do mundo atual.
Como é que a fadiga causada pela ansiedade pode afetá-lo?
- Ter dificuldades de concentração e de memória;
- Sentir que o seu pensamento está mais lento, e que demora mais a reagir;
- Ficar mais apático e o mundo parecer-lhe menos importante;
- Notar mais sonolência e fraqueza;
- Perceber dificuldades em acompanhar ou participar numa conversa;
- Evitar pessoas ou compromissos porque sente falta de energia para o fazer;
- Pode notar que o seu desempenho profissional ou académico não é tão bom como habitualmente;
- As suas relações familiares podem ficar mais tensas;
A fadiga causada por ansiedade pode provocar-lhe problemas físicos, pessoais, sociais e profissionais que acabam por lhe trazer mais stress e consequentemente mais fadiga.
Quem é que pode sofrer de fadiga causada por ansiedade?
Não é necessário estar diagnosticado com uma perturbação de ansiedade para sentir fadiga ou cansaço em excesso. Muitas pessoas com ansiedade subclínica sofrem com a fadiga.
Se se sente frequentemente ansioso, é possível que reconheça este padrão: acontece algo que lhe causa stress (um atraso, uma conta inesperada, um conflito), e começa a sentir ansiedade. Por vezes essa ansiedade vem associada a sintomas físicos: o coração acelerado, a respiração acelerada, aperto no peito, entre outros. Quando a situação que lhe causa stress termina, sente-se muito cansado. Mesmo quando a ansiedade é de baixo grau ou continuada, e não do tipo pico e queda, é frequentemente acompanhada por uma sensação de exaustão. Na maioria das vezes, uma boa noite de sono é suficiente para restaurar os seus níveis de energia. No entanto, por vezes, a sensação de cansaço não desaparece tão rapidamente.
Como se explica a relação entre fadiga e ansiedade?
Existem várias formas de explicar a razão pela qual a ansiedade o deixa excessivamente cansado. As mais comuns são as seguintes:
- Colapso pós-ansiedade
A ansiedade é como estar em alerta máximo, o corpo desencadeia uma resposta que provoca a secreção de um grande volume de hormonas do stress para a corrente sanguínea. Uma vez no sangue, as hormonas do stress provocam muitas alterações em todo o corpo que aumentam a capacidade do organismo para lidar com uma ameaça – para lutar ou fugir (nas pessoas ansiosas a resposta de luta e fuga é ativada mesmo quando não existe a presença de uma ameaça). Estas alterações persistem até o corpo utilizar as hormonas do stress, o que pode demorar entre um minuto e 30 minutos ou mais. Posteriormente, quando a adrenalina acaba, o seu corpo sofre uma “quebra” que o pode deixar sem energia e excessivamente cansado.
- Relação entre fadiga e Sono
A relação entre a fadiga e o sono é complexa. Contudo, é conhecido que ativação da resposta de luta e fuga, entre outras coisas, inibe o sono. A ansiedade pode fazer com que perca o sono, porque sente dificuldade em adormecer, ou porque as preocupações o acordam quando está a dormir. A ansiedade pode perturbar o seu sono e a falta de sono pode torná-lo mais ansioso.
- Cansaço mental
A ansiedade está relacionada a pensamentos contínuos e stressantes. A ansiedade sobrecarrega as suas capacidades cognitivas, levando a um esgotamento da sua capacidade de pensar e reagir. Aumenta, também, a carga emocional, o que significa que acaba por ficar emocional e mentalmente esgotado. Assim, não é de surpreender que todos esses pensamentos deixem o seu corpo fatigado.
- Tensão muscular prolongada
A ansiedade pode provocar uma profunda tensão muscular ao longo do dia, o que muitas vezes resulta numa sensação de “exaustão”: o seu corpo sente-se cansado.
Tratamento
Fale com um psicólogo, para o ajudar a identificar as suas fontes de stress e o apoiar no desenvolvimento de estratégias para diminuir a ansiedade e aumentar o seu relaxamento, e bem-estar geral.
Nunca é demasiado cedo para procurar ajuda profissional para lidar com a sua ansiedade e consequências da mesma.