Skip to main content

Tânia Rocha, Dra.

OM49791
português ( pt) • inglês ( en) • espanhol ( es)

Apresentação

O que é?

A Oftalmologia é um ramo da medicina que investiga e trata as doenças relacionadas com a visão, com os olhos e seus anexos.

O que trata?

As principais patologias tratadas na Oftalmologia são:

ALERGIA OCULAR As alergias oculares são reações alérgicas nos olhos, que correspondem a respostas exageradas do sistema imunológico a determinada substância.

AMBLIOPIA A ambliopia é uma disfunção visual causada pelo desenvolvimento anormal de um dos olhos, sendo mais frequente em crianças e jovens.

ASTIGMATISMO O astigmatismo é uma doença muito comum onde as imagens transmitidas ao cérebro estão desfocadas ou distorcidas provocando visão turva.

BLEFARITE A blefarite é uma inflamação não contagiosa das pálpebras, caracterizada pela produção excessiva de uma camada lipídica pela glândula palpebral.

CATARATAS A catarata ocular carateriza-se pela perda progressiva da transparência do cristalino (a lente natural do olho), reduzindo a capacidade visual.

CONJUNTIVITE A conjuntivite é uma doença contagiosa que se caracteriza pela inflamação da conjuntiva, causada por agentes tóxicos, alergias, bactérias ou vírus.

DESCOLAMENTO DA RETINA O descolamento da retina é uma patologia ocular grave que ocorre por separação da retina dos tecidos adjacentes do olho.

ESTRABISMO O estrabismo é um desequilíbrio na função dos músculos oculares, fazendo com que os olhos não fixem o mesmo ponto ou objeto ao mesmo tempo.

GLAUCOMA O glaucoma é o o conjunto de doenças que afetam o nervo ótico, podendo conduzir à perda progressiva da visão.

HIPERMETROPIA A hipermetropia afeta principalmente a visão ao perto. É mais comum nas crianças e apresenta uma influência genética significativa.

LASIK Cirurgia realizada por laser (Lasik), é indicada para o tratamento da miopia, hipermetropia e astigmatismo.

MIOPIA A miopia é um problema ocular em que se consegue ver perfeitamente os objetos próximos, mas as coisas mais afastadas aparecem desfocadas.

MOSCAS VOLANTES Pequenos pontos escuros, manchas, círculos ou teias de aranha na frente de um ou de ambos os olhos e que parecem andar de um lado para o outro.

OLHO SECO Estamos perante um olho seco quando não existem lágrimas em quantidade e qualidade suficiente para manter os olhos lubrificados.

PRESBIOPIA A presbiopia é um problema ocular que afeta as pessoas entre os 40 e os 45 anos de idade e, no qual, os objetos próximos parecem desfocados.

RETINOPATIA DIABÉTICA A retinopatia diabética é uma das complicações da diabetes e uma das principais causas de cegueira nos adultos.

TERÇOLHO O terçolho surge quando o canal que drena as glândulas está obstruído e é, geralmente, provocado por uma infeção causada por bactérias.

ver mais
ver menos

Diferenciação

Glaucoma, Cirurgia de catarata, Oftalmologia geral

Doenças

Catarata, 

Erros refrativos, 

Glaucoma, 

Oftalmologia

Retinopatia diabética

CV

Formação académica
Experiência profissional
Atividade científica

2011 a 2014 – Internato de Formação Específica em Oftalmologia no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

 

2010 – Internato do Ano Comum no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

 

2003 a 2009 – Mestre em Medicina pela Universidade de Coimbra

 

Estágio Clínico no IMO – Instituto de Microcirurgia Ocular – Barcelona.

 

Curso teórico e prático de Oftalmologia na UNIFESP – São Paulo, Brasil.

Oftalmologista no Centro Hospitalar do Baixo Vouga.

Diversos trabalhos científicos em congressos nacionais e internacionais no âmbito da Oftalmologia.

 

Vários artigos publicados em revistas científicas da especialidade.

 

ver mais
ver menos