Urologia é uma especialidade cirúrgica da medicina que trata do trato urinário de homens e de mulheres e do sistema reprodutor dos homens. Os órgãos estudados pelos urologistas incluem os rins, ureteres, bexiga urinária, uretra e os órgãos do sistema reprodutor masculino (testículos, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pénis). No grupo Trofa Saúde pode contar com uma equipa especializada na patologia urológica e nos meios complementares de diagnóstico e terapêuticos específicos da especialidade, com capacidade para realizar qualquer tipo de intervenção cirúrgica, sempre com a máxima confiança e segurança. A aposta na atualização científica e técnica permanente e na investigação clínica permite à equipa de Urologia do Trofa Saúde manter patamares de elevada qualidade no desempenho das suas funções, oferecendo tratamentos inovadores e acompanhamento especializado sem custos adicionais.
A Endourologia é um ramo da urologia que consiste na observação e manipulação endoscópica do trato urinário. Contrariamente à cirurgia aberta, serve-se de instrumentos de pequenas dimensões, consistindo em pequenas câmaras e canais de trabalho, habitualmente com alguns milímetros de diâmetro, que permitem o acesso a todo o trato urinário, desde o início da uretra, até ao interior dos rins, passando pela bexiga e ureteres. Pode subdividir-se em dois grandes grupos de procedimentos: diagnósticos e terapêuticos. No primeiro grupo temos as endoscopias, à semelhança das endoscopias realizadas para a observação do estômago e do cólon, onde se pode observar o interior de todo o trato urinário, permitindo fazer pequenas biópsias de lesões suspeitas e colher urina para diferentes análises; pode, por exemplo, ser utilizado para o estudo de sangue na urina e permitir identificar lesões polipóides (nódulos ou massas projetadas acima do nível da mucosa circundante na bexiga.
No segundo grupo, podemos utilizar os aparelhos endoscópicos para a realização de tratamentos, tais como a remoção de pólipos da bexiga que causam sangue na urina, a remoção de fragmentos de próstata que causam obstrução urinária, ou a fragmentação e remoção de cálculos urinários na bexiga, ureter ou no rim. Estes procedimentos terapêuticos podem ser realizados utilizando-se energia elétrica ou energia laser.
Em qualquer dos casos, para este tipo de tratamentos, não há necessidade de fazer incisões na pele, evitando cicatrizes, permitindo uma rápida recuperação, implicando menos dor no pós-operatório, tempos de internamento curtos e uma rápida retoma da vida ativa. A grande maioria das cirurgias realizadas pela urologia, hoje em dia, usam esta via de abordagem, sendo muito raro, o uso de cirurgia convencional, por exemplo, para tratamento da obstrução induzida pela próstata, ou para a remoção de cálculos.
Patologias frequentemente tratadas pela Urologia:
É frequentemente encontrado em adolescentes e adultos saudáveis. O varicocelo contribui significativamente para o risco de infertilidade em alguns indivíduos.
2012 – Realizou a avaliação final do Internato Médico de Urologia no Hospital de Curry Cabral, Lisboa, tendo obtido o Grau de Especialista na área de Urologia (18,6 valores)
2012 – Realizou um estágio de Urologia Oncológica no Departamento de Urologia do Hospital Universitário St.Radboud, em Nijmegen, Países Baixos
2011 – Realizou a prova escrita e a prova oral para obtenção do certificado do European Board of Urology
2006 a 2012 – Internato Complementar de Urologia, realizado no Serviço de Urologia do Hospital de S. João (19,3 valores)
2005 – Realizou o exame de admissão ao Internato Médico
2005 – Completou com aproveitamento o Ano Comum do Internato Médico no Hospital de São João
2004 – Licenciado em Medicina pela Faculdade Medicina da Universidade do Porto (FMUP) (16 valores)