Skip to main content

Odontopediatria: a consulta do Bebé

publicado em 11 Set. 2020

Idealmente, a primeira consulta de medicina dentária deve acontecer entre a erupção do 1º dente de leite e o 1º ano de vida da criança e tem como objetivo o aconselhamento e orientação dos pais sobre a dieta, higiene oral, flúor, bem como a prevenção da doença da cárie dentária e interceção de maloclusões.

 

Dentição de leite
Em média, a erupção da primeira dentição dá-se entre os 6/8 meses, podendo prolongar-se até aos 12, sendo que as meninas são mais precoces. Entre os 2/3 anos a dentição está estabelecida com 20 dentes em boca.
As queixas mais comuns associadas à erupção dentária são: gengivas vermelhas, aumento da salivação, perda de apetite, ansiedade e dificuldade em dormir. Se o bebé apresentar sintomas tais como febre, vómitos ou diarreia, existe outra causa subjacente, e por isso deve procurar o médico pediatra. Para aliviar o desconforto, deve-se limpar a boca 2/3 vezes por dia, com gaze molhada ou recorrer a mordedores.
É importante adequar a escovagem a cada idade:

 

  • Até à erupção do 1º dente: deve-se limpar lábios, gengivas e língua do bebé após a amamentação, com gaze humedecida;
  • Após a erupção do 1º dente: escova macia, após as principais refeições com pasta fluoretada;
  • A quantidade de pasta equivale ao tamanho da unha do 5º dedo da criança;
  • Logo que possível, introduzir fio dentário.

 

Flúor
Recomendada pasta com 1000-1500ppm de flúor. Introduzir pasta de adulto assim que a criança consiga cuspir a pasta, de forma a não deglutir.

 

Fio Dentário
O easyfloss é fio dentário unitário de fácil utilização e manuseamento por parte da criança. Como as cerdas das escovas não chegam aos espaços interdentários a utilização de fio é muito importante.

 

  • Escolher um dia por semana para passar fio.
  • Sempre antes da escovagem.
  • Passar principalmente entre os molares, pois a superfície de contacto entre os dentes é maior; logo tem maior risco de impactação alimentar, maior risco de cárie dentária.

 

As crianças devem ser sempre incentivadas a fazer a sua própria escovagem, mas sempre com a supervisão e ajuda do pai ou da mãe. A criança pode começar a escovar sozinha apenas quando consegue escrever o seu nome completo numa linha direita ou quando já aperta os atacadores de uma forma autónoma. Isto significa que já tem competências motoras suficientes para escovar de uma forma eficiente os seus dentes.
É de grande importância procurar um odontopediatra aquando da erupção do 1º dentinho, para que se faça a prevenção para evitar futuramente tratamentos curativos mais invasivos.