Skip to main content

Pedras nos rins e cólica renal

publicado em 27 Abr. 2018

A litíase renal designa a presença de cálculos (popularmente designados por pedras) nos rins. É uma patologia muito frequente na população portuguesa e uma causa importante de consulta e de recurso aos serviços de urgência. A cólica renal é a forma de apresentação clínica mais comum dos cálculos renais, sendo causada pela passagem dos cálculos do rim para os ureter e consequente obstrução da passagem da urina. Manifesta-se por dores lombares e abdominais muito intensas e incapacitantes, sendo acompanhada por vezes de complicações graves (infeção e insuficiência renal) que implicam uma intervenção de urgência.

 

O diagnóstico da litíase renal e da cólica renal envolve a realização de exames de imagem (ecografia, radiografia reno-vesical e TAC abdomino-pélvico sem contraste) que permitem definir a localização e o tamanho do cálculo.

 

Para muitos casos de cólica renal, o tratamento médico expulsivo com analgésicos anti-inflamatórios é suficiente para eliminar cálculos de pequenas dimensões. Para cálculos de maiores dimensões, que não são eliminados espontaneamente ou com complicações associadas, a remoção ativa do cálculo é obrigatória.

 

O tratamento da litíase clinicamente significativa tem como objetivo a eliminação completa dos cálculos do aparelho urinário. Existe ao nosso dispor uma vasta gama de opções terapêuticas cirúrgicas e não cirúrgicas cuja escolha depende de vários fatores (localização, composição e tamanho do cálculo).

 

Os cálculos renais e ureterais podem ser tratados de forma não invasiva através da litotrícia extracorporal por ondas de choque, um tratamento de ambulatório, sem anestesia, que fragmenta os cálculos renais sem danos para o rim e com desconforto mínimo.

 

A ureteroscopia com extração ou fragmentação laser do cálculo está indicada em situações de cálculos no ureter cujo tamanho e localização impedem a sua saída espontânea. Consiste numa cirurgia endoscópica, minimamente invasiva, com escassas complicações e rápida recuperação.

 

A ureterorrenoscopia flexível é uma cirurgia inovadora que nos permite a extração ou fragmentação com fibra laser dos cálculos localizados no interior do próprio rim, cuja dimensão aumenta o risco de obstrução e cólica renal. Mantém as vantagens de uma técnica endoscópica, com tempo de internamento curto, raras complicações e acrescenta uma grande taxa de sucesso na remoção de cálculos renais.

 

A opção da cirurgia percutânea com fragmentação do cálculo por um acesso direto ao rim através da pele está reservada para cálculos de grande volume, cujo tratamento de forma endoscópica não seria totalmente eficaz.

 

Deste modo, a equipa de Urologia do Trofa Saúde Hospital dispõe de todas as opções e técnicas mais avançadas no tratamento da litíase renal e na prevenção das suas complicações. Para um melhor acompanhamento e tratamento, marque a sua consulta e tire as suas dúvidas com os nossos especialistas.